Arte sem Fronteira de Valéria Pinheiro estará em Roma novamente

Aos 12 anos, a artista Valéria Pinheiro começou a desenhar e pintar, e o que era mais uma brincadeira de criança (não separar com vírgula o sujeito do predicado) foi-se (a partícula não fica sola entre verbos) tornando seu hobby favorito e, com isso, se graduou em artes visuais, trabalha como tatuadora e se tornou mestre em Educação. Agora, com bela trajetória artística, ela afirma: “acredito que a arte e a educação caminham juntas, elas mudam a forma de pensar e ver o mundo”.

Valéria integra o grupo de artista que exporá em Roma em uma mostra coletiva, de 9 a 19 de setembro, na Galleria La Pigna, com curadoria de Ligia Testa e Sandra Setti.

Autodidata, a artista conta que, apesar de ter começado cedo a pintar, foi na universidade que compreendeu o que era ser artista plástica. Começou a pintar em série, a primeira chamada ‘Trabalhadores’, homenagem aos agricultores de sua região. Teve a oportunidade de expor em muitos lugares no Brasil e países afora e, em Roma, recebeu prêmio. Sucessivamente foi pintando séries que têm as mazelas humanas como tema. Fez trabalho voluntário na África e ali surgiu o desejo de compartilhar arte com crianças de baixa renda.

Para Valéria, a arte muda a humanidade e, segundo Ana Mae Barbosa, pioneira em Arte-Educação por sua Sistematização (USP), “a arte amplia o desenvolvimento da interpretação e, ao interpretar, o indivíduo amplia sua inteligência e capacidade perceptiva, podendo aplicar em qualquer área de sua vida”. A arte pode tornar os indivíduos mais sensíveis e humanos para construir uma comunidade melhor.

Após longas experiências, a artista criou um projeto nomeado “Arte sem Fronteiras”, coincidentemente o mesmo nome da presente exposição, e atualmente, mais de 1.000 crianças em situação de vulnerabilidade social, tanto no Brasil quanto (!!!) em Moçambique, participam do projeto. E foi neste momento que Valéria percebeu o quanto o projeto poderia impactar positivamente na vida de tantas crianças e famílias. Seguindo na mesma linha, a Galeria de Arte Valéria Pinheiro foi ganhando forma nos últimos anos,  quando diversos cursos de pintura em tela para crianças e adultos são oferecidos semanalmente.

Galleria La Pigna fica na Via della Pigna, 13a (Palazzo Maffei Marescotti), Roma, Itália.

Publicações relacionadas